afinal, a pronúncia correta?
•Em que casos se deve usar “de mais” e quando se pode usar “demais”?
•Por que motivo o encontro vocálico “ai” tem acento em caíste e não o tem em cairdes e em cairia?
•Afinal é “Nóbel” ou “Nobél”? Os locutores da TV não se entendem.
•Deve dizer-se “Fui um dos que ganhou o prémio” ou “Fui um dos que ganharam o prémio”?
•Oiço frequentemente expressões como “Ontem ele interviu” ou “A professora reteu o aluno na sala durante o recreio”. Estas formas estão corretas?
•“Houveram muitos acidentes este fim de semana” ou “houve muitos acidentes este fim de semana”?
•“Tenho impresso muitas folhas” ou “tenho imprimido muitas folhas”? Qual a
forma correta?
Estas são algumas das questões que todos nós, enquanto falantes da Língua Portuguesa, nos colocamos no nosso dia-a-dia. Com este livro, de fácil consulta, organizado de forma simples e que parte sempre de uma dúvida do quotidiano para
abordar temas de gramática, vamos aprender a falar em bom português.
Com resposta a mais de 300 dúvidas da Língua Portuguesa e definições gramaticais essenciais para o uso corrente da mesma, este livro traz-nos todas as informações referentes ao novo Acordo Ortográfico e ao modo como este irá afetar, ou não, a forma como falamos e escrevemos.
Elsa Rodrigues dos Santos, presidente da Sociedade da Língua Portuguesa, e D’ Silvas Filho, membro do Conselho Científico da mesma sociedade, com uma experiência docente de longos anos, trazem-nos uma obra essencial que ajudará professores, alunos e todos os falantes da Língua Portuguesa.
Porque falar e escrever em bom português é uma prioridade, este livro é um instrumento fundamental para falar e escrever sem erros.
Elsa Rodrigues dos Santos, licenciada em Filologia Românica e com o Mestrado em Literaturas Brasileira e Africanas de Língua Portuguesa pela Faculdade de Letras de Lisboa, foi Professora do Ensino Secundário e Professora convidada da Universidade Lusófona e do Instituto Superior de Ciências Educativas. Autora de várias publicações no âmbito das Literaturas Africanas e da Literatura Portuguesa, entre elas: As Máscaras Poéticas de Jorge Barbosa e A Mundividência Cabo-Verdiana, Editorial Caminho, 1989, Obra Poética de Jorge Barbosa (Organização, Notas e Prefácio), Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2002; Obra Poética de Yolanda Morazzo (Organização, Notas e Prefácio), Imprensa Nacional- Casa da Moeda, 2004. Realizou o Programa Semanal na RDP Internacional de Teresa Morgado «Falar Português - Fantástica Aventura».
Foi-lhe atribuída pela Presidência da República de Cabo Verde a Ordem do Vulcão Medalha de 1.ª classe de Mérito Cultural. Foi Presidente da Sociedade da Língua Portuguesa.
D’ Silvas Filho é um pseudónimo literário, registado oficialmente na Inspeção Geral dos Espetáculos e dos Direitos de Autor (em 1990-06-19).
Como autor textual, D’ Silvas Filho é atualmente membro do Conselho Científico da Sociedade da Língua Portuguesa, membro do Conselho Científico (linguística) do Instituto de Cultura Europeia e Atlântica, membro do Conselho Consultivo de Ciberdúvidas, sócio da Associação Portuguesa de Escritores, sócio já ‘cooperador’ e medalha de honra da Sociedade Portuguesa de Autores. É autor do livro Prontuário Erros Corrigidos de Português e de vários livros de ficção. O autor real licenciou-se com distinção numa das mais reputadas universidades públicas portuguesas, de que foi assistente ainda era aluno. Mais de 30 anos de docência, sendo 20 no ensino superior, onde desempenhou vários cargos em órgãos de gestão e ascendeu à categoria final de professor coordenador.","bookFormat":"EBook","publisher":{"@type":"Organization","name":"A Esfera dos Livros"}}