O livro pode servir como auxílio prático aos pesquisadores que procuram fontes para suas pesquisas; para os professores que necessitam de materiais para seus cursos, para os estudantes, que descobrem os problemas de diversidades culturais e devem redigir dissertações sobre eles. É um dos mais abrangentes manuais bibliográficos do mundo sobre este tema. Contem títulos de quase 2000 obras, as mais usuais citadas nas fontes científicas em dezenas de línguas.
No guia encontram-se informações detalhadas sobre obras criadas em várias disciplinas científicas (por exemplo: pedagogia, sociologia, antropólogia, psicologia). Ele contem também indicações sobre léxicos universais, dicionários e enciclopédias. As obras dizem respeito à problemas em âmbitos: internacional, nacional, regional, local, e comparativa. Leitores encontraram no livro, títulos de obras de pioneiros e eminentes especialistas da atualidade sobre diversidade cultural.
O guia contem indicação de edições de instituições internacionais eminentes. Todavia as mais indicadas obras aparecem em edições de universidade e em edições comerciais de prestígio em muitos países.
As obras indicadas dizem respeito a muitos temos relacionados com diversidade cultural: metodologia de pesquisa, principais noções, identidade, migração, educação, racismo, xenofobia, anti-semitismo, islamofobia, trabalho social, etc. No guia encontra-se também fontes raras sobre temas incomuns (por exemplo: diversidade cultural na matemática, arte, criminologia, sátira, esporte e até mesmo arte culinária). Acompanha-os seleção de páginas virtuais sobre educação intercultural.
Sobre o autor
Przemyslaw Pawel Grzybowski - Doutor em pedagogia, professor na Universidade de Kazimierz Wielki na Bydgoszcz (Polônia). Ele tem interese em pedagogia intercultural e pedagogia comparativa. Mantém a lista de discussão de Forum de Jovens Pedagogos junta à Comissão de Ciências Pedagógicas na Academia de Cientistas Poloneses. Mantém a Academia Central de Serviço de Voluntários na Universidade de Kazimierz Wielki, é voluntário no movimento de doutores palhaços de Patch Adams. Na condição de professor da língua internacional Esperanto, palestrante e voluntário, ele participou de muitos arranjos internacionais no Brasil, China, França, Romênia, Peru, Vietnã, e Grã-Bretanha.","bookFormat":"EBook","publisher":{"@type":"Organization","name":""}}